segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Mais um ano se vai... E outro vem aí...

É engraçado que na virada de ano a gente olha pra si e pensa: "esse ano não fiz isso e aquilo que deveria ter feito...". E depois vem sempre aquele outro pensamento: "ano que vem vou fazer isso, deixar de fazer aquilo...". Me acostumei a viver essa época do ano assim. Mas, esse ano quero olhar para mim mesma sob outra perspectiva.

Quando olhar para trás, não quero ver pelo caminho traçado um monte de fracassos e entristecer meu coração. Quero, sim, pensar q apesar de cada dificuldade, cada perda, cada fracasso, consegui ir adiante e chegar onde cheguei, saindo vitoriosa de mais uma estrada.

É difícil encarar a vida dessa maneira porque o falso cristianismo alastrado em nossa sociedade, muito diferente dos princípios da vida que Cristo viveu, nos leva a sentir vergonha e culpa quando erramos. Mas, isso não faz sentido se observarmos essa passagem bíblica:

"E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me." Gn. 3: 6-10

Depois que pecou o homem se sentiu envergonhado, culpado e temeroso, e se escondeu. Mas, Deus apareceu no jardim como em todas as outras tardes para ter comunhão ele. Deus não se escondeu de Adão, foi ele quem se escondeu de Deus. Mas, a vergonha veio antes de Deus aparecer. Adão se sentiu envergonhado diante de si mesmo. Observamos, então, que o que causa vergonha e culpa no homem é o pecado e não a presença de Deus.

Mas, em nossos dias é o falso cristianismo, alastrado no Brasil, que provoca tais sentimentos nas pessoas. Existe uma cobrança desenfreada que não condiz com a personalidade do Cristo que dizemos seguir. Este que em toda sua vida na Terra, acolheu as pessoas, se compadeceu delas, não as julgou impiedosamente, não as olhou de cima, muito menos as renegou.

Vemos que a palavra da vez é sempre SANTIDADE. Porém, o que não se percebe é que se vivermos e pregarmos a GRAÇA, a santidade será um conseqüência. Porque quando nos aproximamos de Jesus, pelo caminho da cruz, ele nos lava e purifica com seu sangue e, então, nos tornamos santos. Ser santo não é ser infalível. Ser santo é ser lavado no sangue de Jesus sempre que nos achegamos a ele.

Nesse fim de ano, que tal buscarmos a graça de Cristo para nossas vidas, ao invés de buscarmos fórmulas criadas para nos enquadrarmos a um sistema que não nos faz livres? Que busquemos a liberdade e não o cativeiro; a paz e não o sofrimento; a alegria e não a dor; o amor e não o ódio; a vida e não a morte.

Que a graça de Jesus nos cubra e que seu amor encha nossos corações.
Ah, boas festas (rs)!


3 comentários:

Gustavo Verissimo disse...

Foi para a liberdade q Cristo nos chamou! Que a liberdade seja constante em nossas vidas.

Eri disse...

Lindo texto.Concordo que, às vezes, nos anulamos por causa do pecado e esquecemos da graça de Deus proporcionada pelo seu infinito amor.Concordo que devemos nos santificar, entretanto qualquer monitoramento exagerado, a ponto de tirar sua qualidade de vida, em prol de modismos e tendências religiosas não é e nunca será a melhor forma de ser santo...Pena que poucos pensam como vc!

Anônimo disse...

Muito bom ver as coisas desse jeito e se permitir ser livre. Ótimo texto!