quarta-feira, 16 de abril de 2008

Que tal cuidarmos das nossas vidas?!

Vivemos, hoje, um momento em que a sociedade brasileira está "mobilizada" por algumas causas. Isso parece bom, não? Mas, de fato não é. É uma máscara bonita, mas que não mostra a verdadeira face desse povo na verdade imobilizado por suas próprias mobilizações.

Algo que podemos ver em todos os canais e em qualquer conversa, é a sensibilização do povo em relação aos que tem morrido em virtude da dengue, principalmente quando se trata da morte de crianças. Há uma revolta e uma cobrança que se direciona ao governo por não ter sabido administrar essa situação para que ela não chegasse ao caos atual.

Algo muito comum também atualmente, é ver as pessoas tentando advinhar como o pai e a madrasta da pequena Isabela Nardoni a assassinaram. Em qualquer esquina as pessoas discutem possíveis maneiras de isso ter acontecido, como se houvesse base para qualquer um fazer esse julgamento, e como se coubesse a nós, sem conhecimento de indícios e sem apresentação de prova julgá-los culpados ou inocentes.

Até mesmo o pedreiro envolvido no caso Nardoni, que acabou tendo seu nome citado em meio as investigações, mas que não era suspeito, seria apenas uma testemunha, declarou uma profunda tristeza e chorou em uma entrevista ao admitir que está sendo acusado de ser culpado pela morte da menina por vizinhos, que passam o dia inteiro gritando sua condenação sempre que ele está em casa. Ele confessou que seus próprios filhos, sendo crianças pequenas, incapazes de entender essa situação, estão com medo do pai. Será que isso é uma mobilização justa?!

Já é hora de parar de chorar pelos mortos por dengue e culpar o governo por isso, e começar a procurar em nossas casas e em nossa vizinhança os focos de dengue. O grande problema é que a culpa é sempre do vizinho, ninguém quer pensar que ficou doente por sua própria irresponsabilidade em manter possíveis focos no seu quintal. Já é hora também de cuidar dos que estão ao nosso redor e ainda tem vida para ser socorridos. Julgar quem é culpado pelo morte da Isabela Nardoni não irá ressuscitá-la, mas cabe a Justiça fazê-lo. Ao invés de não preocuparmos tanto com isso, deveríamos tratar melhor nossos próprios filhos, irmãos, pais.

Essa sensibilização toda é hipócrita e não leva a nossa sociedade a avançar em nada! Para avançarmos, precisamos de mais do que palavras, precisamos agir, mas antes disso temos que buscar qual é o verdadeiro sentido do termo "responsabilidade social".

*Não quero dizer que o casal Nardoni é inocente (pelo contrário, é exatamente esses julgamentos que estou criticando) nem quero dizer que a culpa da epidemia de dengue ter chegado a esse nível não é primordialmente do governo (e esse julgamento acho que deve ser feito, sim), e vc vai entender isso se entender o texto. Tudo quero é mostrar que há coisas mais PRODUTIVAS para fazermos das nossas vidas. A palavra é essa: produtividade! Nem tudo que fazemos é capaz de produzir algo, mas se não produz, de que vale? Que contribuição tudo isso tem trazido para nós? Nenhuma. Algo está errado então, não acham?!

3 comentários:

Anônimo disse...

bom texto! depois a gente continua aquele debate interrompido ontém...
;)

Unknown disse...

Finalmente descobri o que é um blog. Obrigada por me atualizar, evitando assim, os"micos" diante da nova geração. bjs.

Danielly disse...

Assino em baixo!